terça-feira, 24 de março de 2009

"Sonhos" de Akira Kurosawa


Akira Kurosawa (1910-1998) se notabilizou em sua carreira como um dos mais brilhantes diretores da história do cinema.
Kurosawa foi um cineasta japonês, um dos maiores mestres do cinema contemporâneo. Sua obra se caracteriza pela reconstituição da história e costumes do Japão medieval, pela intensidade dramática e beleza plástica de seus filmes.
Dentro de sua vasta filmografia, destaco o filme “Sonhos” (1990).
“Sonhos” é composto por oito episódios em que sempre começam com os dizeres em japonês: ”konna yume wo mita” (vi um sonho assim), que mostra um Kurosawa questionando as grandes preocupações da psique humana que nos atormentam: a morte, a culpa, a vida humana posta em perigo por usinas atômicas, a preservação da natureza, o papel das artes na nossa vida, os ditames impostos pela sociedade de consumo.
São as preocupações de todo ser humano, mas apenas artistas de sensibilidade como Kurosawa conseguem deixar sua mensagem em forma de arte. O cineasta escreve ou como artista plástico, pinta poesia na tela: envolvente pelas imagens, pela linguagem e personagens metafóricas.
Como na poesia, ao final dos versos, faz do bem estar do homem em sociedade a rima comum.
No quinto conto, "Corvos", um jovem pintor, ao observar as pinturas de Van Gogh, entra dentro dos quadros e se encontra com o pintor, que indaga por qual razão ele não está pintando se a paisagem é incrível, pois isto o motiva a pintar de forma frenética.
Esse episódio está no link a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário